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Absorção de Vitamina D

Atualizado: Jul 1



A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel e é a única vitamina que pode ser produzida em nosso organismo por meio dos raios ultravioleta do sol. A pró-vitamina D ingerida e sob a ação da radiação ultravioleta da luz solar se transforma em vitamina D, que se concentra na pele. Promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Também ajuda a manter os níveis sanguíneos de fósforo.


Os alimentos fontes de vitamina D são peixes (sardinha, salmão, arenque); ostras; óleo de fígado de bacalhau; fígado; ovos; leite e derivados; e cereais. A deficiência de vitamina D pode ser causada pela exposição inadequada à luz solar ou pela deficiência alimentar.


A exposição adequada para absorção através dos raios solares é de 10-15 minutos (pernas, braços e tronco), sem filtro solar (necessário a exposição no horário correto: de manhã cedo ou final da tarde). Os sintomas de falta de vitamina D no nosso organismo incluem desenvolvimento de osteoporose nos adultos, insônia, nervosismo excessivo e diarreia.


Funções:

Fundamental para a absorção de cálcio e fósforo. Ajuda no crescimento, resistência dos ossos, dos dentes, dos músculos e dos nervos.


Carência:

Formação anormal dos ossos. Raquitismo e osteomalácia.


Excesso:

Hipercalemia, dor óssea, enfraquecimento e falhas no desenvolvimento e depósito de cálcio no tecido renal.


  • Fontes Alimentares

Leite e derivados, margarinas enriquecidas, peixes gordos, ovos, levedo de cerveja e etc.

Necessidades diárias: 5 a 10mcg para homens e mulheres.


#Vitaminas

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