Buscar

Cinco benefícios da couve-flor

Atualizado: Jul 1

Por: Fernanda Bortolon


1 – Contém sulforafano, um composto de enxofre - Alguns estudos mostram que esta substância pode ajudar a restaurar o equilíbrio adequado e prevenir o desenvolvimento de câncer e auxiliar a evitar o crescimento do tumor.


2 – Possui uma grande quantidade de nutrientes antioxidantes incluindo indol-3-carbinol - Um composto que evita o dano inflamatório e atua também diretamente na imunidade, fortalecendo o sistema imunológico.


3 – Rica em vitaminas e minerais - O consumo regular da couve-flor é uma maneira simples de obter esses nutrientes fundamentais para o seu corpo. Por exemplo, uma porção de couve-flor contém 77% das necessidades diárias recomendada de vitamina C. É também uma boa fonte de K, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico, potássio e manganês.


4 – É uma boa fonte de colina - Uma vitamina B conhecida pelo seu papel no desenvolvimento do cérebro.


5 – A couve-flor é rica em fibra e teor de água - Isso ajuda a prevenir constipação e mantém um sistema digestório saudável, auxiliando na prevenção de câncer de cólon.


6 – É rica em cálcio - Uma ótima opção o consumo regular para indivíduos intolerantes a lactose.

Como prepará-la corretamente sem perder as propriedades? A couve-flor deve ser cozida no vapor. Se não tiver panela a vapor, pode ser feita na panela de pressão da seguinte forma: refogar alho e cebola, acrescentar a couve-flor já higienizada, deixar a panela um pouco aberta para eliminar os gases, fechar a panela de pressão e logo que começar a pegar a pressão, desligue a panela.


Congelamento Caso opte pelo congelamento, depois que tirar da panela de pressão, jogue a couve-flor numa vasilha cheia de água com gelo e deixe por 3 minutos, isto se chama branqueamento, utilizado para parar o cozimento do legume, escorra bem e coloque em potes fechados ou saquinhos próprios para congelamento.


Dica de preparação A couve-flor pode ser cozida al dente até mesmo em micro-ondas, para ser usada em saladas misturadas com tomates, ervilha ou ainda, pode ser salteadas num fio de azeite e alho e um pouco de manjericão fresco. Na hora do cozimento da couve-flor, a dica é pingar gotas de limão na água, isso deixa a hortaliça com aspecto branquinho e não exala mau cheiro durante o cozimento.


Qual a diferença entre a versão tradicional e a orgânica? A versão orgânica é sempre a recomendada, livre de agrotóxicos e, consequentemente, o aproveitamento dos seus benefícios são melhores. Já houve um tempo em que a couve-flor liderou o ranking de uso de agrotóxicos e infelizmente, hoje ainda existe o uso indiscriminado de certas substâncias com potencial cancerígeno utilizada na agricultura.

Deixa aqui nos comentários se ficou com alguma dúvida ou sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui na RedeNutri!

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram

Rede Nutri

RICARDO WATHIER ALMEIDA - ME 22.415.168/0001-09

Rua Mato Grosso 185. Charqueadas/RS
(51) 99771-8877 (whats)

© 2018 por Rede Nutri. Orgulhosamente criado com Wix.com