Buscar

O que são gorduras?

Atualizado: Jul 1

Por: Thaiane Kubiak



As gorduras ou lipídeos, são produtos de origem biológica, constituídos por ácidos

graxos. São encontrados na natureza sob diversas formas e no corpo humano são

armazenados na forma de triglicérides. Além de serem uma fonte de energia de alta

densidade (cada grama de gordura fornece 9kcal, enquanto carboidratos e proteínas

fornecem 4kcal), as gorduras são essenciais ao ser humano para formação de hormônios,

células, transporte de algumas vitaminas, manutenção da temperatura corporal, entre

outras funções.


De maneira geral, os ácidos graxos são divididos em: ácidos graxos saturados e ácidos

graxos insaturados. Abaixo podemos conhecer um pouquinho mais sobre suas fontes

alimentares e funções no nosso organismo.


Ácidos graxos saturados: suas funções incluem fornecer energia para as células do

intestino, aumentar o fluxo sanguíneo, absorção de água, de sódio e de potássio no

intestino, auxiliar na absorção de ômega 3 pelos tecidos, entre outras. Suas principais

fontes são o coco, amêndoa, babaçu e manteiga. Além desses, o processo de

fermentação de fibras pelas bactérias do cólon intestinal também resulta em alguns tipos

de ácidos graxos saturados. Outra fonte bastante importante de ácidos graxos saturados

é o colesterol, essencial para a formação de hormônios, principalmente hormônios

sexuais como a testosterona, progesterona e estrógeno. Além de ser produzido pelo

próprio corpo, o colesterol é ingerido através do cacau e de alimentos de origem animal

como carnes, ovos, banha, etc.


Ácidos graxos insaturados: São compostos pelos ômegas 3, 6 e 9. Os ômegas 3 e 6,

considerados ácidos graxos poli-insaturados, têm papel importante na composição

estrutural das células, participam na transmissão de informações do sistema imunológico,

na transferência de oxigênio para o sangue e na formação de hemoglobinas. Também

estão ligados a funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos. Já os ácidos

graxos monoinsaturados, representados pelos ômega 9, tem uma relação bastante forte

com a redução de incidência de doenças cardíacas. Abaixo algumas fontes alimentares

destes nutrientes.


Ômega 3: óleo de peixe, linhaça, peixes de água fria (salmão, truta, sardinha, arenque).

Ômega 6: sementes oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, semente de

girassol, óleo de milho, girassol e soja.

Ômega 9: Azeite de oliva, óleo de canola, óleo de açafrão, óleo de amendoim.

É importante lembrar que as quantidades desses ácidos graxos variam para cada

indivíduo e devem ser ajustadas às suas necessidades. Para isso, em caso de dúvidas,

não hesite em buscar um profissional para te auxiliar neste processo.

Além desses dois tipos de gorduras encontradas facilmente de maneira natural nos

alimentos, é extremamente necessário falarmos sobre a gordura trans. A gordura trans

é um tipo de gordura raramente encontrada nos alimentos em sua forma natural ou

encontrada em quantidades baixíssimas. No entanto, hoje em dia é bastante consumida

através dos alimentos industrializados. Isso porque a indústria “constrói” esse tipo de

gordura através dos ácidos graxos insaturados em um processo chamado

hidrogenação. As gorduras trans estão relacionadas à obesidade, ao aumento dos níveis

de colesterol total e colesterol-LDL e ao maior risco de desenvolvimento de doenças

cardiovasculares. Além disso, não existe nenhum estudo que mostre qualquer benefício

desse tipo de gordura para a nossa saúde. Portanto seu consumo não é recomendado.


Além da hidrogenação a indústria passou a utilizar outro processo, chamado

interesterificação (justamente por todos esses malefícios relacionados a gorduras trans)

mas os resultados não são muito diferentes, inclusive alguns estudos mostraram que

podem até ser piores. Portanto muita atenção ao consumir alimentos como margarina,

bolachas recheadas, alimentos congelados e basicamente qualquer outro alimento

industrializado: esteja sempre atento aos rótulos. A presença de ingredientes como

gordura vegetal hidrogenada, gordura vegetal interesterificada, ou até mesmo apenas

gordura vegetal ou óleo vegetal, são indicativos de adição de gorduras trans nesses

alimentos.

Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe aqui nos comentários.

#Gorduras

  • Pinterest
  • Facebook
  • Instagram

Rede Nutri

RICARDO WATHIER ALMEIDA - ME 22.415.168/0001-09

Rua Mato Grosso 185. Charqueadas/RS
(51) 99771-8877 (whats)

© 2018 por Rede Nutri. Orgulhosamente criado com Wix.com